Um lugar mágico situado no coração da Serra da Lousã, a duas horas de Lisboa e a uma hora do Porto. Scroll

Top 10 Sítios para Visitar no Centro de Portugal

O Centro de Portugal é uma região autêntica, onde pode descobrir aldeias de uma rara beleza congeladas no tempo, montanhas com paisagens de cortar a respiração, cidades que souberam preservar a sua história e virarem-se para o futuro. Portugal tem muito para oferecer e sem dúvida que esta região não é exceção! Conheça estes locais, todos no centro do país, e deslumbre-se…


Eis os 10 sítios a visitar no Centro de Portugal:


> Passadiços do Paiva


O percurso foi inaugurado em junho de 2015 e foi a grande atração do verão em Portugal. Até 8 000 pessoas por dia descobriram este percurso.

Algum tempo mais tarde o percurso sofreu um grande incêndio, que causou a destruição de mais de 600 metros dos passadiços de madeira. Depois de alguns meses de restauração, reabriu ao público com condições de acesso mais rigorosas. Agora, o percurso é limitado a 3 500 pessoas por dia e tem-se que pagar uma taxa de um euro, valor usado para a sua manutenção.

No percurso vai encontrar pontos de socorro (como na autoestrada), 3 praias fluviais (uma no meio e duas nas extremidades), um café de cada lado e, claro, a maravilhosa paisagem.

O percurso é considerado difícil, se não conseguir fazer o trajeto de ida e volta (16 km), irá encontrar táxis que irão levá-lo ao ponto de partida.


> Aveiro, Veneza Portuguesa


Não é por acaso que Aveiro é considerada a “Veneza portuguesa“, a cidade está repleta de canais onde vai poder descobri –la, de moliceiro, barcos anteriormente utilizados para colher “moliço”, vegetação submersa na Ria. Visite o encantador centro histórico de Aveiro para admirar as casas Art Nouveau e provar os Ovos Moles, a especialidade local. Aproveite ainda para visitar a praia da Costa Nova, conhecida pelas suas casas de pescadores coloridas.


> Coimbra


Coimbra é uma das mais belas cidades de Portugal. Vai poder admirar a magnífica Universidade, Património Mundial da UNESCO, e a sua sumptuosa Biblioteca Joanina, considerada a mais bela de Portugal e entre as mais lindas do mundo.

Visitar Coimbra é também descobrir monumentos de uma rara beleza, como a Igreja e Mosteiro de Santa Cruz. Não deixe a cidade sem ouvir um fado à moda de Coimbra, cantado por homens, ao contrário do fado de Lisboa que é cantado maioritariamente por mulheres.


> Serra da Estrela


O Parque Natural da Serra da Estrela é a maior área protegida em Portugal, com 101 000 hectares. Ao visitar o parque vai poder caminhar no meio da incrível paisagem de tipo alpino, descobrir a Torre, que é o ponto mais alto de Portugal Continental (1993 m), e esquiar na única pista de esqui de Portugal. Não se vá embora sem provar o Queijo da Serra e sem descobrir as aldeias do Sabugueiro e de Linhares da Beira e ainda vila de Manteigas.


> As 12 Aldeias Históricas de Portugal


As 12 aldeias históricas estão localizadas no centro de Portugal, à volta do Parque Natural da Serra da Estrela e da fronteira espanhola.

A maioria destas aldeias foram construídas para ocupar e fortalecer a região para impedir que o inimigo se estabelecesse. As 12 aldeias históricas de Portugal são: Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.

Monsanto é considerada a aldeia mais portuguesa de Portugal desde 1938. Ao visitá-la vai perceber porquê. Perca-se nas ruas estreitas para admirar as casas construídas entre as rochas e visite o castelo, a capela de São Miguel e o forno comunitário.

Piódão é uma das mais belas aldeias de Portugal, em grande parte devido à disposição das casas de xisto em anfiteatro. Ao cair da noite, com as luzes das casas, terá a impressão de ver um presépio.

A aldeia de Sortelha irá fazê-lo recuar no tempo até à época medieval e vai poder apreciar as casas de granito, que se misturam nas rochas, e o lindo castelo.


> Tomar


A grande atração da cidade de Tomar é o Convento de Cristo, que faz parte do Património Mundial da UNESCO. O Convento de Cristo pertencia aos Templários, uma ordem que foi dissolvida em 1314, devido à perseguição do rei de França.

As pessoas, os bens e os privilégios da parte portuguesa desta ordem foram transferidos para uma nova ordem (Ordem dos Cavaleiros de Nosso Senhor Jesus Cristo) criada pelo rei D. Dinis


> Grutas de Mira de Aire


Portugal tem várias grutas, mas se tiver que escolher apenas um local, escolha as grutas de Mira de Aire. As grutas de Mira de Aire foram eleitas em 2010 como uma das 7 maravilhas naturais de Portugal. Este complexo de uma rara beleza de 11 km foi descoberto em 1947.

Durante a visita, vai descobrir 600 metros desta beleza natural descendo 683 degraus, ou seja, 110 metros de profundidade. Não tenha medo, no fim da sua visita não vai precisar de subir as escadas que desceu pois um elevador vai estar à sua espera para o trazer de volta à superfície.


> Mosteiro da Batalha


O Mosteiro da Batalha é uma das mais belas obras da arquitetura portuguesa e europeia. A construção deste belo monumento no centro de Portugal começou em 1386 e foi acabada em 1517.

Durante a sua visita, vai poder conhecer gratuitamente a linda igreja, mas não hesite em pagar alguns euros para visitar o Claustro de D. João I, o do rei D. Afonso V, a capela do fundador e as capelas inacabadas também conhecidas como as capelas imperfeitas.


> Nazaré


A vila da Nazaré é conhecida mundialmente pelas suas ondas gigantes que os surfistas adoram desafiar. Em 2013 Garrett McNamara quebrou aqui o recorde mundial ao surfar uma onda de mais de 30 metros, o equivalente a um edifício de 10 andares.

Nazaré era uma aldeia de pescadores e, ao longo do tempo, tornou-se numa vila turística graças à sua bela praia, às tradições relacionadas com a pesca e ao seu lado autêntico.

Depois de visitar a parte baixa da vila, apanhe o elevador e vá até ao Sítio para descobrir o mais belo panorama da vila e o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré.


> Óbidos


A bela vila de Óbidos, conquistada aos mouros pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, é muito turística mas vale a pena ser visitada.

Óbidos é uma vila fortificada, onde pode visitar o castelo (por fora), caminhar num labirinto de ruas cercadas por casas pintadas de branco, decoradas com belas flores e andar 1,5 km sobre as muralhas.


Fonte: Go to Portugal
GuestCentric - Hotel website & booking technology